sexta-feira, janeiro 07, 2011

Atenção, dê.


Se alguém está passando despercebido por você, não deixe que passes despercebido por ela. Demonstre suas qualidades mais caridosas e arranque dele um: “ Obrigado por sua amizade”.
Tudo começou quando ontem conversando, já tarde, com um bom amigo, combinamos de irmos juntos ao centro da cidade, pela manhã, já que ambos teríamos que pegar a mesmo condução e estar bem cedo em nossos compromissos.
No dia seguinte(hoje) acordei as 5hs e 25min após me arrumar fui para o ponto onde havíamos combinado de nos encontrar. Chegando lá ele, bem pontual, já me aguardava. Sem jeito eu sorri, cumprimentei-o e ainda brincamos um pouco com algumas palavras para descontrair. Notei que ele estava com um vermelhidão nos olhos, como o de alguém que não teve uma boa noite de sono, mas preferi não comentar. Como se ele tivesse ouvido meu pensamente disse que não tinha dormido bem durante a madrugada, eu sorri e disse, finalmente, que tinha percebido pela sua expressão. Não querendo perguntar o porquê da falta de sono, mais uma vez me calei, sem eu esperar ele me contou sutilmente. Disse ter perdido o sono após ser acordado duas vezes por sua mãe. Da primeira vez sua tia passava mal, e na segunda já não passava de jeito nenhum (ela havia falecido). Pareceu aos meus olhos, mais atentos do que nunca, que seus olhos estavam lubrificados, eram lágrimas retidas. Foi ai que meu cérebro trousse a informação que antes não havia notado pela minha falta de atenção. Ele não tinha um vermelhidão nos olhos apenas por não ter dormido, mas também por ter chorado.
Naquele momento deixei meus lábios falarem o que meu coração queria dizer, e não ignorei, disse: Não chora não.
Sabe tudo o que fazemos ou que nossos sentidos desejam fazer em favor do bem é muito útil. É incrível que quando sofremos emoções fortes agimos sempre muito rápido e as vezes até ferimos pessoas. Quando somos feridos a defesa que há dentro de nós é acionada imediatamente, e a adrenalina gera uma reação, seja ela boa ou ruim, se faz de imediato.
A frase que foi dita no início deste texto foi gerada em minha mente há pouco tempo, o meu dia está sendo surpreendente, consigo perceber detalhes e dar valor a gestos e não deixei que uma palavra, se quer, de ajuda ao próximo escapasse da minha memória antes que tivesse sido dita.
Todos nós temos um valor e igualmente precisamos saber só que esta informação tem que ser dita pela pessoa que vê a embalagem do produto. Um produto que não é dado devido valor vai para o lixo, só que quando falamos de pessoas o “produto” pode não ter substituição.
Acredito que aprendi hoje a avaliar bem um produto e sei que você também pode fazer isso.
Pense nisso:
Enquanto uns sorri outros choram. NÃO DEICHE UM AMIGO CHORAR SOZINHO! Convide ele a sorrir com você.


Texto escrito por Rachel Gonçalves da Silva (estudante - 17 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário